Regulamentação do uso da bicicleta elétrica em todo o Brasil

Até que fim que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) resolveu tomar uma atitude quanto a regulamentação do uso da bicicleta elétrica em todo o país.

Até o final do mês de maio, o Denatran vai apresentar um conjunto de normas para regulamentar a circulação das bicicletas elétricas no Brasil. Para as futuras regras, a expectativa é da isenção da necessidade de licenciamento ou emplacamento, que permitam que os veículos trafeguem em ciclovias e que seus condutores não precisem de habilitação específica.

As regras definitivas ainda estão sendo estudadas por uma comissão do Denatran, que avalia uma forma de definir as novas regras sem ferir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Vamos aguardar a tão esperada, e necessária regulamentação do uso das bicicletas elétricas, e por um ponto final nesta história.

Siga-nos no Twitter @VerdeBike ou seja um de nossos fãs no Facebook.

Comentários

  1. Ademir Machado

    Esperamos que as autoridades não confundam bicicletas com MOTOcicletas. Além da potência ser muito menor e possibilitar pedalar normalmente, elas são ecológicas (e caras, por enquanto…) Uso de equipamentos de segurança deveria ser obrigatório, já que no trânsito caótico das cidades brasileiras, ciclistas nunca são respeitados.

  2. Bom dia.
    Gostaria de relatar o ocorrido nesses últimos dias, à respeito da bicicleta elétrica.
    Meu marido comprou uma bicicleta para ir trabalhar, uma vez que o trânsito dessa cidade é um caos e ele não aguentava mais demorar mais de hora para percorrer 8 kilometros. Como ele trabalha de terno, optou pela bicicleta elétrica, pois seu intuito não é fazer exercício e sim se locomover em menos tempo e menos estresse. Como moramos no Morumbi, o deixei na estação Santo Amaro, para acesso a ciclovia, quando, para a nossa surpresa, fomos informados que bicicletas elétricas não são permitidas na ciclovia. A moça não soube explicar o motivo, apenas nos informou que não seria possível a locomoção por lá. Gostaria de entender por que as bicicletas elétricas não são permitidas na ciclovia? Quer dizer que o cidadão, que vive nessa cidade infernal e tenta arranjar uma forma mais saudável de se locomover, não pode andar seguramente na ciclovia, devendo se expor no meio da rua, com motoristas alucinados em seus carros, caminhões e ônibus? Qual o dano que uma bicicleta elétrica, que não chega a mais de 25 km por hora, poderia causar numa ciclovia? Se souberem o motivo, ou souberem se existe alguma manifestação contra essa proibição, gostaria de ser informada e participar. Fico no aguardo. Muito obrigada, Sílvia e Ricardo.

  3. Oi Silva, infelizmente as bicicletas elétricas são consideradas ciclomotores, por isso não se pode andar na ciclovia. Mas até o final deste mês de maio, o Denatran ficou de divulgar novas regras para a regulamentação das bicicletas elétricas.

  4. E ai pessoal, será que o denatran esqueceu do assunto “regulamentação das bicicletas eletricas?” Disseram que a regulamentação seria realizada e as novas regras divulgadas até o fim do mes de maio! Mas maio de que ano? Por que se for deste já estão atrasados! Ou sera que ficara para algum maio do futuro, tipo 2050? Acho que só disseram que iriam regulamentar para acalmar a opinião publica, já que a mesma estava caindo de “pau” no denatran. Vamos relembrar esse pessoal sobre este assunto, senão, daqui a alguns dias termina a Rio+20 ai ja era. Um abraço a todos.

  5. E ai, até o mês de maio já passou, cade a resposta deles? Como sempre esse governo é tão enrolado que já ta deixando de lado pra aprovar uma outra lei mais importante pra eles, que provavelmente será: “Como roubar mais dinheiro do povo”.

  6. PAULO CESAR MARQUES

    Li a mensgem que voces postaram na internet dizendo que ate que fim o DENATRAN ira tomar uma aitude quanto a reguleamentacao sobre as bike eletricas ate o final de maio, ja estamos no final de julho, e ai, ja foi regulamenta as novas regras.Estou ansioso para saber, pois a minha bike esta parada.

  7. Olá Paulo, ainda aguardamos uma posição por parte do Denatran. Até o momento nada foi resolvido.

  8. Eai, Já existe alguma posição do denatran em relação as bicicletas elétricas?

  9. Oi Paulo, infelizmente ainda nada foi feito.

  10. os governantes nesse país custam a acordar para as necessidades do povo desta grande nação: COMBATE A VIOLENCIA INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE A VIOLENCIA DOS POLITICOS PARA COM SEU POVO, ESTÁ TUDO ERRADO COM ESSE PAÍS QUE É MUITO ARCAICO.