Qual capacete e par de luvas são ideais para o ciclista?

No nosso último post aqui no blog demos algumas dicas de segurança para os ciclistas e até falamos sobre alguns itens que não devem ser esquecidos na hora de andar de bike pelas ruas. Hoje vamos dar dicas de como escolher o melhor capacete e as melhores luvas para garantir a sua segurança.

Capacetes

O capacete deve ser pensado como um item essencial para a segurança do ciclista. Na hora de escolhê-lo, não se deve levar em consideração somente a estética, mas muitos outros detalhes que muitas vezes passam despercebidos. O capacete ideal para o ciclista é aquele que se ajusta bem à cabeça do ciclista. Capacetes apertados incomodam muito e podem causar dores de cabeça, enquanto aqueles frouxos demais podem não ser tão seguros. O sistema de ventilação e de respiração, assim como a leveza do material também deve influenciar na escolha desse item, pois em dias de calor você precisará de um acessório que não o deixe literalmente de cabeça quente.

Quanto ao preço, muitas vezes economizar na compra é sinônimo de adquirir um produto de qualidade duvidosa. Os capacetes que aliam essa quantidade de requisitos nem sempre são muito baratos. Não se deixe influenciar também pelas marcas usadas por ciclistas famosos, pois nem sempre o que é bom para eles será também para você. Prefira os de cor mais clara e chamativa, que são excelentes para fazer com que você seja visto pelos motoristas, pedestres e motociclistas. E a dica mais essencial: SOMENTE compre capacetes que tenham o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso só vai garantir que o seu acessório foi testado e aprovado em situações de risco. #ficadica

Luvas

Como medida instintiva, em caso de queda sempre nos apoiamos com as mãos no chão para proteger o rosto e tronco dos efeitos mais graves do tombo. Com o ciclista isso não é diferente, mas a luva também em alguns casos o protege de insetos, galhos, espinhos e de machucados nas mãos e tensões no punho. Por isso, ao comprar um par de luvas, deve-se levar em consideração o tipo de atividade que você faz com a sua bike. Em caso de cross-country, as luvas mais adequadas são aquelas que protegem toda a mão e metade dos dedos. Já para os que fazem downhill, as luvas totalmente fechadas são as mais indicadas.

Quando for comprar suas luvas, verifique se o material delas protege suas mãos de impactos e se ele permite a transpiração e secagem rápida para os dias quentes. Materiais leves e resistentes permitem mobilidade e proteção em caso de acidentes. Por isso, nunca se esqueça de levar também um par de luvas quando for andar de bike, seja no calor ou no frio e não se esqueça que o conforto também deve ser considerado na compra desse acessório.

Para saber como o ciclista deve se comportar no trânsito, acesse nosso post com mais dicas. :)

Comentários

  1. ROGERIO ROCHA PASSOS

    VALEU A DICA ! ESTAMOS INICIANDO EM UMA TANDEM (EU E MINHA ESPOSA) GOSTARIAMOS DE MUITAS DICAS QUE NOS AJUDEM COMO INICANTES OBRIGADO. ABRAÇOS !

  2. Olá Rogério, ja fizemos um post com Dicas de segurança no trânsito para ciclistas, e outro sobre A postura certa para andar de bicicleta, que vale a pena você lerem.

  3. Quero comprar um capacete e gostaria de saber qual o melhor, de isopor, de fibra? Indica algum site para a compra.

  4. Olá Silvio, procure uma bike shop que tenha muitos modelos e marcas disponíveis. Experimente todos os capacetes disponíveis no seu tamanho, até encontrar o que te adapte melhor e seja confortável. O capacete nunca deve ficar frouxo ou com folga.

  5. Valeu ! Essas dicas são muito importantes para quem está iniciando no ciclismo, como eu estou . Parabéns e obrigado !