Prefeito do Rio defende a liberdade de circulação das bicicletas elétricas

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deu uma declaração via twitter, nesta sexta dizendo que publicará um decreto de que as bicicletas elétricas devem seguir as mesmas regras e ter a mesma liberdade de circulação de uma bicicleta normal.

A declaração foi dada depois da polêmica em que fiscais da operação Lei Seca multaram e apreenderam a bicicleta elétrica do cinegrafista Marcelo Toscano Bianco, sábado no Arpoador.

Segundo Paes, é preciso incentivar o uso das bicicletas elétricas, que deveriam ser consideradas como as demais e assim terem liberdade de circulação com as mesmas regras das não elétricas.

Para o prefeito, o acontecido foi um fato isolado e equivocado. Já foram afastados os dois coordenadores da Operação Lei Seca. A punição foi dada não por abuso de poder, mas sim por terem obstruído a ciclovia com a barraca da blitz, o que é ilegal. Além disso, o veículo da equipe acumula nove multas.

A Lei Seca se baseia na resolução de 8 de maio de 2009, do Contran, que equipara a bicicleta elétrica a ciclomotor (veículo com velocidade máxima de 50 km/h), o que exige habilitação específica. Marcelo foi autuado por se enquadrar nessa lei, não ter CNH para esse tipo de veículo, estar sem capacete e ter se recusado a fazer o teste do bafômetro.

Mas já tramita em Brasília um projeto de lei que quer acabar com a obrigatoriedade de registro e licenciamento da bicicleta elétrica, um dos veículos ecologicamente corretos. A regulamentação do uso da bicicleta elétrica pode virar lei federal, resolvendo assim o problema de todo o país, já que a maioria das cidades do Brasil não tem uma regulamentação para esse veículo.

Muitos ciclistas ficaram indignados com a ação da blitz. Por o trânsito das grandes cidades ser um caos, o fato ocorrido desanima os usuários de bicicleta elétrica. É um meio de transporte alternativo, não poluente e ajuda a desafogar o tumultuado trânsito das cidades.

Em países da Europa, a bicicleta é o principal meio de transporte. É econômica, não polui e diminui o trânsito de carros. A bicicleta elétrica é realmente um ótimo meio de transporte. Mas lembre, sempre que for pedalar não se esqueça dos equipamentos de segurança e de respeitar as leis de trânsito.

Fonte: O Dia Online

Comentários

  1. Si non e vero, e bene trovato…

  2. TIRINHAS DO ZÉ

    APOIADO Sr. Prefeito!!!!!!!!!