Dicas de segurança no trânsito para ciclistas

E você ciclista fica atento quando está pedalando? Algumas dicas podem fazer a diferença para evitar acidentes. Então fique esperto:

Carros estacionados

Fique atento aos carros estacionados. Muitos motoristas resolvem sair da vaga sem sinalizar, olhar pelo retrovisor ou abrem a porta de uma vez.
Procure passar pelo menos a 1 metro de um carro estacionado. Sempre olhando para ver se outro veículo não está na ultrapassagem. Tome sempre cuidado, uma manobra em cima da hora pode lhe causar problemas.

 

Rotatórias e cruzamentos

Quando cruzar o caminho de outro veículo, diminua a velocidade ou pare se for preciso e espere a vez. Só atravesse com a certeza de segurança.

 

Curvas

Durante a curva, deve-se frear o mínimo e manter a velocidade ideal, para que as rodas da bicicleta não desgarrem do chão e você caia. Por isso, antes de entrar na curva, ainda na reta, deve encontrar a velocidade ideal, freando lentamente. Procure não “deitar” muito a bike.

 

Na chuva

Redobre os cuidados na chuva. Não faça movimentos bruscos nem freie com antecedência, tomando cuidado para evitar o travamento e deslizamento das rodas.
Mantenha uma distância maior em relação aos outros veículos. Fique esperto também com tampas de bueiros, poças d’água e pontos de menor atrito.

Fique esperto e pedale com muita atenção.
Veja mais dicas de segurança para ciclistas.

Comentários

  1. Flavia Mange Marques

    Muito boas estas dicas…já mostrei pra galerinha aqui de casa e falei que foram pessoas muito “feras” de bike que mandaram passar a informação. Agora com certeza o cuidado vai ser dobrado. Obrigadão!!!!!!
    Deus nos acompanhe na caminhada da vida e nas pedaladas que alegram a vida! Flá.