Câmara analisa projeto sobre regularização da bicicleta elétrica

A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que iguala as bicicletas elétricas, com até 350 watts de potência, às bicicletas de propulsão humana.

A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes, Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto de lei é de autoria do parlamentar Leonardo Picciani, do PMDB do Rio de Janeiro.

A proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, prevê que maiores de 16 anos poderão andar de bicicleta elétrica com autorização municipal e não precisarão de registro nem licenciamento.

A medida tem como objetivo incentivar um meio de locomoção não poluente e a bicicleta elétrica é um ótimo meio de transporte, pois podemos ir trabalhar, por exemplo, sem cansar ou transpirar.

Vários projetos sobre a regulamentação das bicicletas elétricas tramitam na Câmara regularmente. Esperamos que ponham um ponto final e regularizem de uma vez.

E qual a sua posição sobre isso? Deixe sua opinião abaixo nos comentários.

Fonte: Câmara dos Deputados.

Comentários

  1. Demorou,espero que aprovem!!!Não vejo porque tanta polemica!!Bicicleta elétrica não tem tanta força assim,pra querer equiparar a um ciclomotor!!

  2. laercio oliveira de freitas

    Obtivemos informação da PM do Estado de São Paulo que, as bicicletas elétricas terá o nº de RENAVAM e, os condutores será obrigados à habilitação de ciclomotores (ACC), quem resolverá o imboglio?…

  3. eu apoio

  4. José Roberto Marques de Andrade

    Espero que este PROJETO que altera o Código de Trânsito Brasileiro, prevê que maiores de 16 anos poderão andar de bicicleta elétrica com autorização municipal e não precisarão de registro nem licenciamento saia LOGO é que todo PAULISTANO precisa uma CIDADE com menos POLUIÇÃO e menos carros poluintes nas ruas. E que mais CICLOVIAS tbm para que estas bicicletas e ciclistas andem seguros pela cidade assim todos GANHAM….

  5. precisa ter carta pra andar de
    bicicleta eletrica?

  6. Olá! Para conduzir a bicicleta elétrica é necessária a ACC _ Autorização para conduzir ciclomotor. Essa autorização deve ser solicitada junto ao órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal próximo a sua residência. Abraços!

  7. WALTEMIR BERNHARDT

    BOA TARDE.
    SOU COMPLETAMENTE A FAVOR DA REGULAMENTAÇÃO DESTE TIPO DE VEICULO DESDE QUE TENHA LEGISLAÇÃO VIGENTE.POIS NAO PODEMOS MAIS FICAR A MERCE DE COMBUSTIVEIS FOCEIS.NO MEU ENTENDER É UMA OTIMA INICIATIVA.

  8. JOSE FRANCISCO MARINS LUGON

    Espero que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível, porque, inclusive, o aumento das vendas implicaria na redução do preço da bicicleta, tornando-a mais acessível e sendo uma opção às perigosas motocicletas que tantas mortes têm causado.

  9. Hamuito tempo ando e vou d bike eletrica p o trabalho. Vou pedalando, equando me canso ou tenho de subir ladeira, uso o acelerador. Tenho 2 carros q uso quando necessario. A minha bike tem motor d 600 v. Se fosse de 350, como querem fazer, eu nao conseguiria subir ladeiras no percurso. Ela nao passa d 25 km. Esse negocio d 350 v nao tem nada a ver. Por favor entendam sobre o assunto primeiro, depois fa¢am a lei. Senao nao sairemos do lugar.

  10. Sugiro que os revendedores sejam obrigados a recolher as baterias já usadas para não poluir o meio ambiente. Senão seria trocar 6 por meia dúzia.

  11. Olá Clécio! Nossos revendedores já recolhem as baterias. Em seguida a própria Verde Bike recolhe as baterias dos revendedores. Abraços!

  12. Durval Jose do Nascimento

    Realmente nossos parlamentares precisam deixar de lado a hipocrisia e regulamentarem de vez esta questão , bem como criarem condições para que nóz usuários destes veículos, possamos trafegar com segurança.

  13. Itair Jose de mello

    eu tenho uma bicicleta elétrica eu so uso para trabalhar

  14. Que ótimo meio de transporte você usa, Itair! 😉

    Parabéns!