Bikes Elétricas: mania mundial

Em tempos de trânsito congestionado e atitudes ecologicamente corretas, as bicicletas elétricas têm sido uma alternativa inteligente para o transporte sustentável. Nos últimos anos, as bikes elétricas ganharam as ruas e os catálogos das marcas tradicionais de bicicletas dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Praticamente todas oferecem modelos elétricos e até as montadoras de automóveis e de motocicletas estão ingressando nesse mercado.

A ideia de usar um motor elétrico numa bicicleta é bem antiga e na Grã-Bretanha a lei que regulamenta esse setor data de 1983. Mas, o que tornou os modelos elétricos comercialmente viáveis foi o avanço tecnológico, principalmente das baterias, componente que evoluiu muito rápido para suprir o faminto mercado de novos gadgets como notebooks, celulares, câmeras digitais e MP3 players. As baterias ficaram mais baratas, eficientes, leves, duráveis e recarregam em menos tempo.

No Brasil já encontramos em algumas regiões esse novo tipo de ciclista, que alia a versatilidade e a economia de uma bicicleta com a rapidez de um veículo motorizado.

As elétricas desembarcaram no Brasil há pouco mais de três anos e, no ano passado, as vendas apresentaram crescimento. A expansão das ciclovias e ciclorrotas Brasil afora também alavancou as vendas das. O preço varia muito em função da qualidade da bateria e do motor, e também do material do quadro, que pode ser de aço ou alumínio.

Fonte: Bike Magazine (A matéria aqui apresentada foi retirada da fonte citada, cabendo à ela o crédito pela mesma).

Comentários

  1. Gostaria muito de adquirir uma bike,porém compra la
    a vista esta fora do meu orçamento rsrs,vcs parcelam? cheque ou boleto? por favor gostaria de comprar uma adorei o modelo.Aguardo o retorno.

  2. Olá Monica! Para informações sobre valores e onde comprar, favor entrar em contato com a gente através do Fale Conosco.

  3. Olá!
    Ganhei uma bicicleta da Biobike (JS 150) de 350W, que pesa 53kg (17kg só de bateria) e gostaria de saber como transportá-la no meu carro. Acho que não teria suporte pra ela. Se puderem me responder….
    Obrigada!

  4. Para o registro da bicicleta elétrica como ciclomotor, exigência atual, é necessário que elas tenham documentação incluindo o n de chassis. As de vcs cumprem todos esses requisitos?

  5. não sei se você soube, houve uma manifestação que aconteceu agora dia 1 de Janeiro em São Paulo na posse do prefeito. Saiu no ‘Va de Bike’: http://goo.gl/ebwn3 E no Diario de S. Paulo: http://goo.gl/hZVja Eis aqui fotos da Manifestação: http://goo.gl/VUTQN – Acho que a Bicicletada deve se movimentar em eventos estratégicos assim, para chamar bem atenção, e pedir pontos concretos, como é o caso do plano de 2008 engavetado. Para saber mais sobre o plano de 2008, acesse este artigo do “Va de Bike” http://goo.gl/OCXlJ .

  6. Olá Denise! Existem suportes específicos para transporte de bike do lado de fora do carro geralmente na traseira ou em cima recomendo fazer o transporte sem a bateria. Abraços!

  7. Olá! Todas nossas bike tem numero de chassi e motor mais a regularização depende de regulamentos municipais competentes a prefeitura. Abraços!

  8. oie minha bicicleta ela ta com bateria e nao quer pegar que eu fasso?

  9. Olá Mariane! Favor entrar em contato com nossa assistência técnica através do Fale Conosco.