A polêmica sobre a legislação das bicicletas elétricas

Agora é a vez da cidade de São Paulo regulamentar o uso das bicicletas elétricas. O prefeito Gilberto Kassab disse que desenvolverá estudo detalhado para regulamentação, definindo se as e-bikes se enquadram na categoria de bicicletas.

Além do estudo sobre a regulamentação, serão estabelecidas regras, e quem puser em risco a segurança dos ciclistas vai ser multado. Motoristas que invadirem o espaço dos ciclistas, dirigir sem atenção, forçando o ciclista a mudar o trajeto ou a frear bruscamente, não reduzir a velocidade ao ultrapassar o ciclista, colocando a vida dele em risco ou fechar a passagem de quem vai de bicicleta, serão multados. Mas caso o ciclista não respeite as regras de trânsito, o motorista não será multado.

No Rio, o prefeito Eduardo Paes regulamentou o uso das bicicletas elétricas. O decreto iguala as bicicletas elétricas às bicicletas convencionais. A decisão contraria o Denatran, mas o comando da Operação Lei Seca definiu que seguirá a regulamentação imposta pela prefeitura.

Veja a matéria que o Jornal Nacional fez sobre as cidades do Brasil que adotam medidas para disciplinar o uso de bicicletas:

Em países da Europa, os governos incentivam o uso delas. E muitas pessoas têm trocado o carro por bicicleta elétrica. É um veículo de fácil locomoção e ocupa menos espaço, além de ser econômico e não poluente.

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Comentários

  1. isto mesmo estas ciclomotores sao importantes pois nao gasta muito e é um absurdo sera parado por poilicias e ainda exigir categoria (A) ou a tal ACC que nem as auto escolas sabem como tirar pois elas nao possuem estes veiculos para as tal aulas.ciclomotor nem anda direito para ter uma ideia.acho que deve-se exigir.todos os acessorios.menos emplacamento e ACC.tem pessoas que compraram estas ciclomotores apenas para nao aguentar estas malditas peruas lotadas com motoristas e cobradores mal humorados.quem anda de ciclomotor pode ter certeza não é bandido,porque elas nao tem força para furgir da policia.obrigado

  2. Boa noite!!!!estou aqui para denunciar minha indignação com esta ideia que ciclomotores de 49cc tenha que ter hibilitção ou a ACC,mesmo porque a maioria destas ciclomotores são partida eletrica,nao tem marcha,super facil de andar.resumindo ela não deixa de ser uma bicleta comun.a diferença é que anda com um motor.mais de baixa pobresa,porque conheço estas ciclomotores e não anda nada.
    COMO A POLICIA VAI PARAR UMA PESSOA EM ÃO PAULO EM UMA CICLOMOTOR DE 49CC????? É UM ABSURDO MUITO GRANDE,PORQUE UM LADRÃO JAMAIS VAI QUERER ANDAR EM UMA CICLOMOTOR PARA FAZER UM ASSALTO.tem mais coisas importantes em são paulo para se preocupar.por exemplo as pessoas que moram em cima dos corregos que não são poucos correndo o risco de serem levadas pelas enchentes.conheço muitas nesta cituação e ninguem mais nda,nem se quer a prefeitura visita estas pessoas.nao seria melhor se preocupar comção muito elas do que com uma ciclomotor,é fala de inteligencia mesmo,desculpa.mais é uma situação muito desagradavel.fora que nem o detran de sp sabe sobre a legislação municipal.então!!!!!!!!!!!!

    OBRIGADO PELO DESABAFO
    MAIS SÓ PARA LEMBRAR:Sr. prefeito por favor cuida dos pobres das enchentes e das favelas e não de ciclomotor.

  3. Oi Freitas, o Denatran vai regulamentar as bikes elétricas até o fim do mês. http://migre.me/9bb0z

  4. TIRINHAS DO ZÉ

    Eu apoio a idéia……

  5. marcos leandro de almeida

    eu tenho a escoot eletrica que nao passa de 40 k a lei e a mesma

  6. Oi Marcos, as bicicletas elétricas ainda se enquadram na categoria de ciclomotores. Estamos esperando pela nova regulamentação das mesmas.

  7. É indiscutivelmente,uma maneira de incentivar o uso de um veículo que não polui, nem o ar nem o som,além de ser super saudável.Portanto um veículo totalmente sustentável.

  8. Boa noite, Gostaria de comprar uma VBX18X, mais sera que posso levar minhas 2 filhas(5 e 7 anos) na garupa? Estou cansada de pagar van escolar e a bicicleta seria uma opcao pra mim nesse caso. Aguardo contato.

  9. Olá Danielle! Para informações sobre carga máxima na garupa, favor entrar em contato com a gente através do Fale Conosco.